sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Tudo sobre Big Data: a revolução da análise de dados


Entrevista realizada com Jefferson Stela para a equipe de Marketing da T-Systems

Jefferson Stela é head of Big Data da T-Systems do Brasil e explica, em entrevista, o que é Big Data e como essa tecnologia permite analisar qualquer tipo de informação digital em tempo real, facilitando a tomada de decisões.
 
MKT: Defina o que é Big Data.
Jefferson: Um conceito criado pelo mercado relacionando novas arquiteturas tecnológicas à capacidade de analisar qualquer volume e variedade de informações em uma velocidade próxima ao tempo real, abrindo novas possibilidades a nível de negócio. Como por exemplo, cada vez mais conhecer o comportamento de consumo das pessoas ou, até mesmo, prever em que época do ano uma semente plantada se transformará em uma excelente colheita. Decisões, cada vez, mais passarão a ser tomadas baseadas em dados e o preceito de transformar informação em valor passará a ser uma premissa e um diferencial no mercado. Hoje grande parte das informações que usamos em decisões são estruturadas, dados convencionais de fontes como banco de dados, arquivos textos etc., porém existe um mundo de informações disponíveis, não estruturadas a ser explorado que podem agregar ainda mais valor para as empresas e os consumidores, entre eles, dados de redes sociais, vídeos, sensores, voz, dados de maquinas, e etc.
 
MKT: Quais áreas o Big Data atende?               
Jefferson: Não há uma indústria ou área específica que se possa aplicar este novo conceito. Basicamente, em todo lugar onde há informação, trabalhada de uma forma criativa e estratégica, e que possa trazer um valor agregado como objetivo final, terá credito na utilização de Big Data. Temos desde casos complexos como a utilização na análise de sedimentos coletados no fundo de oceanos identificados possíveis melhores pontos de perfuração de poços petrolíferos, como na utilização de lojas que querem entender se um consumidor que comprou um determinado produto pode ser o futuro consumidor de um outro produto ou serviço específico.
 
MKT: Quais os benefícios as empresas e consumidores têm com o uso de uma tecnologia de Big Data?
Jefferson: Big Data não é uma tecnologia específica e, quando tratamos deste assunto focando nessa parte técnica, abstraímos aquilo de melhor que este novo conceito traz ao mercado: a capacidade real de transformar o negócio mudando a maneira como analisamos as informações usadas em tomadas de decisão. Consumidores passarão a serem tratados como únicos e serão mais entendidos em relação a anseios, desejos e comportamento. No dia a dia já utilizamos aplicações que permitem identificar as ruas com maior tráfico e utilizarmos outras vias para melhor nos deslocarmos, assim como quando compramos um aparelho de TV, recebemos ofertas interessantes para compor nossa compra, como por exemplo um aparelho de DVD com um desconto especial. Do outro lado empresas passarão a se beneficiar dessas informações e entenderão qual cliente precisa de qual produto ou serviço. Os benefícios, de ambos os lados, são inúmeros, basicamente depende da criatividade de quem cria e atrelado a necessidade de quem usa.
 
MKT: Há quanto tempo o mercado oferta este tipo de solução? Quando a T-Systems lançou a solução?       

Jefferson: O mercado passou a dar mais atenção ao conceito com a chegado de tecnologias que quebram as barreiras referente a análise de grandes volumes ou variedade de informações, como Hadoop e in-memory computing embora, há muito tempo, já ofertamos soluções como Business Intelligence onde parte dos conceitos podem ser aplicados a Big Data mas com uma amplitude um tanto quanto diferenciada. A T-Systems tem se estruturado globalmente há pelo menos 3 anos na oferta de soluções voltadas ao mundo digital incluindo tecnologias relacionadas a inovação, entre elas Big Data.
 
MKT: Quais são as soluções ofertadas pela T-Systems?
Jefferson: A T-Systems tem levado aos seus clientes, de diferentes indústrias, soluções sob medida oferecendo diversos cenários de negócios que podem se beneficiar deste novo conceito. A ideia é entender quais perguntas ainda precisam de uma resposta e onde estão os dados necessários para respondê-las e, assim, identificarmos os casos de negócios que realmente devem ser explorados e trazer o retorno de investimento esperado pelo cliente. Oferecemos soluções desde a camada de armazenamento até a consultoria necessária para total implementação da solução.
 
MKT: Como estamos posicionados no mercado brasileiro, em relação a Big Data? E globalmente?
Jefferson: O mercado brasileiro passar por um momento delicado e de algumas incertezas o que, de certa maneira, tem afetado os negócios como um todo principalmente quando se trata de inovação. Por outro lado vários clientes têm nos procurado para entender melhor sobre esse novo conceito e entender como aplicá-lo em seu negócio e, é nesse momento, que eles passam a entender que Big Data pode realmente trazer mudanças consideráveis e ajudar as empresas a se reposicionarem estrategicamente, mesmo com a economia não favorável. Todos os projetos tem como foco ROI (retorno de investimento), corte de custos, aumento de produtividade ou vendas, etc., justificando investimento em qualquer situação. Na ultima semana, na Alemanha, sede da T-Systems, fomos reconhecidos com um prêmio de segundo melhor projeto de Big Data e nos posicionamos no mercado europeu como lideres nesta solução. O grande diferencia da T-Systems é a oferta sob medida para o cliente, tanto na escolha da tecnologia a ser utilizada quanto nas soluções disponibilizadas em nuvem, onde o cliente paga apenas pelos recursos utilizados, podendo redimensionar de acordo com necessidade.
 
MKT: Qual a diferença entre as tecnologias Cloudera Hadoop e SAP HANA? Quais os principais benefícios de cada uma?
Jefferson: Cloudera é uma das distribuições de Hadoop disponíveis no mercado que possui uma parceria global com a T-Systems. A arquitetura consiste em um computação distribuída onde vários servidores trabalham juntos para armazenar e processar as informações. Alto poder de escalabilidade, baixo custo de implementação e baseado na engenharia criada pelo Google. SAP Hana é uma arquitetura in-memory onde os dados são acessados e processados em memória, chegando a uma velocidade 300 vezes mais rápida do que o acesso a disco.
Quando falamos de Hadoop, tempos uma aplicabilidade maior em casos onde uma variedade considerável de dados e processamento batch com aplicação de algoritmos complexos. Já numa arquitetura in-memory, como o caso de SAP Hana, buscamos analisar dados melhores estruturados de diferentes data sources numa velocidade muito próxima do real. A T-Systems tem trabalhado em várias soluções híbridas onde as duas tecnologias são aplicadas, diminuindo os custos do cliente e dimensionando o cenário baseado na real necessidade do negócio.
 
MKT: Quais são as perspectivas de crescimento para os próximos anos?
Jefferson: Segundo os principais sourcing advisors do mercado, os investimentos devem ser maciços para os próximos 2 ou 3 anos. O mercado global já movimenta mais de US$70 bilhões anuais, e a tendência de crescimento supera a casa do 40% até 2016.

Fonte:  http://www.t-systems.com.br/imprensa-analistas/tudo-sobre-big-data-a-revolu-o-da-an-lise-de-dados/1303392

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