terça-feira, 4 de novembro de 2014

A GOVERNANÇA DE TI EM BUSCA DE MELHORES RESULTADOS

Com a Tecnologia da Informação sendo um fator fundamental às operações do negócio, bem como para as estratégias organizacionais, torna-se imprescindível um olhar mais atento para as praticas de gestão a fim de reduzir os riscos operacionais, garantir a continuidade dos serviços por ela prestada, preservando as operações da empresa e sua relação com os clientes, de forma a agregar valor ao negócio da empresa e ao cliente. A Governança de TI trata dessas questões, principalmente ao que se refere à estrutura de relações e ao processo de tomadas de decisões em TI.

Considerando estas decisões de alto nível a respeito de TI, a Governança influenciará significativamente o desempenho da empresa através da criação de valor para o negócio e quanto ao gerenciamento balanceado do risco com o retorno do investimento.

Em atenção à estratégia do negócio, devido à globalização, as organizações tem se visto obrigadas a se preocupar além dos seus custos, com outros aspectos como clientes, inovações, diferenciação de produtos e serviços, tecnologia da informação, entre outros. Sendo assim, as empresas buscam melhorar seus níveis de serviço e redução de custos na busca de diferenciais e aumento da percepção de valor para com seus clientes, utilizando-se com grande abrangência a Tecnologia da Informação.
A informação, como elemento chave na integração das áreas de negócio, esta envolvida no principio básico gestão do negócio, fundamentado no entendimento de que a eficiência poderá ser aprimorada por meio de compartilhamento da informação e do planejamento conjunto das ações.

Este compartilhamento da informação gera inúmeras vantagens como a redução do custo de processamento de pedidos, a diminuição das incertezas de planejamento e operações, e a redução dos níveis de estoque, como exemplos. Entretanto, comumente são encontrados problemas com relação à implantação destes compartilhamentos por algumas das empresas.

Para que isso seja alcançado, é preciso que o processo de Gestão da Informação esteja totalmente alinhado aos objetivos estratégicos.

Inúmeras tecnologias estão sendo implantadas para possibilitar o processamento das informações de forma precisa, maior frequência e uma maior quantidade de fontes dispostas em localidades diferentes. A TI torna possível a publicação, armazenamento e utilização dessa crescente massa de informações através de sofisticados sistemas de análise, modelagem e apoio à decisão.

Entretanto verifica-se a existência de lacunas substanciais de experiência, conhecimento e integração entre os profissionais de TI e os responsáveis pelos processos organizacionais. Essas lacunas precisam ser eliminadas para que não seja impedida a materialização dos projetos traduzidos em combinação dos conceitos de Gestão do Negócio e TI.

Com a informação sendo um dos principais ativos nas organizações, com os resultados obtidos com a aplicação de uma Gestão da Informação mais concisa, é possível melhorar sua qualidade em relação à coleta, disponibilidade, análise e utilização não só para os processos, mas também para a tomada de decisões estratégicas. Contribuindo assim para um aumento nos resultados e ganhos para o negócio.

A TI por sua vez deve buscar a aplicação dos conceitos de Governança para que seja possível alcançar resultados significativos para as áreas de negócio, mas também em seus resultados internos, na própria TI, como a redução de retrabalhos e suporte, maior aderência na utilização dos sistemas e redução dos custos nos projetos.

Fonte: http://www.convergence.com.br/clinica/a-governanca-de-ti-em-busca-de-melhores-resultados/
Publicado em 15 de setembro de 2014

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