sexta-feira, 15 de abril de 2016

Gestor De Projetos: Profissional-Chave Durante A Crise

A gestão de projetos é indispensável para a perenidade dos negócios, ainda mais quando o dinheiro está caro e os recursos, escassos.

Apesar do pessimismo da maioria dos empresários diante da crise, é preciso pensar com uma perspectiva de longo prazo. Por conta da retração no mercado, é comum ver neste momento mais cortes em projetos do que na produção - afinal, é a produção que normalmente gera receitas para a organização. Mas, em momentos como este, também é preciso viabilizar mudanças. E com eficácia.

Algumas mudanças devem ser imediatas. Entretanto o empresário também precisa fazer projeções para o futuro, lembrando-se de que esse cenário de instabilidade econômica não vai durar para sempre. Se tiver um pensamento estratégico, além dos ajustes de curto prazo, este empresário vai manter também iniciativas de prazo mais alongado, em projetos que tornarão possíveis resultados futuros. E, certamente, estará muito à frente da concorrência quando essa crise passar.

A gestão de projetos é indispensável para a perenidade dos negócios, ainda mais quando o dinheiro está caro e os recursos, escassos. Diante das mudanças tecnológicas e econômicas em ritmo acelerado, esse profissional faz parte do rol de atores estratégicos para qualquer instituição, pública ou privada, e deve ter a habilidade de gerir recursos e solucionar problemas de maneira inovadora e colaborativa. Ele é um profissional multidisciplinar e apresenta grande vantagem sobre as outras carreiras, pois tem a flexibilidade de atuar em diferentes segmentos.

A figura do gerente de projetos vem se tornando cada vez mais reconhecida na cultura empresarial brasileira. É ele o responsável pelo planejamento, execução e acompanhamento de um projeto e pode ser encontrado em todos os tipos de organizações – como funcionário, gerente, contratante e consultor independente. Com experiência, eles podem se tornar gerentes de programas (responsáveis por projetos com ganhos interdependentes) ou gerente de portfólio (responsável pela seleção, priorização e alinhamento de projetos e programas com a estratégia da organização).

Hoje não é possível fazer uma média salarial ou de remuneração de um gestor de projetos, pois ela varia muito em relação aos cursos realizados, às competências agregadas, às certificações conquistadas, ao segmento atendido e ao cenário de oportunidades que variam caso a caso.

Um dos objetivos do PMI-MG (Project Management Institute) é estimular a capacitação e o desenvolvimento de profissionais de gerenciamento de projetos e para isso o instituto oferece um programa completo constituído por oito certificações para esses profissionais de diferentes níveis de escolaridade e qualificação. Desenvolvidas por meio de processos acreditados pela Organização de Padrões Internacionais (ISO), estas certificações são mundialmente aceitas. Este ano, além de promover três cursos preparatórios para a certificação PMP (a mais reconhecida certificação mundial na área de projetos), a filial mineira está buscando parcerias que viabilizem a realização de cursos para as demais certificações do instituto.

Uma entidade sem fins lucrativos, o PMI é a maior instituição para profissionais de gerenciamento de projetos do mundo. Congrega mais de 700 mil filiados, sendo 370 mil certificados e milhares de voluntários, nas representações (filiais conhecidas como capítulos) em 185 países. O capítulo mineiro é reconhecido por ter tido em sua diretoria executiva profissionais de grande renome mundial na área de gerenciamento de projetos, como Ricardo Vargas, autor de quatorze livros e que tem portfólio de investimentos gerenciado superior a 20 bilhões de dólares; Wagner Maxsen, ligado atualmente a projetos sociais da Organização das Nações Unidas (ONU); e Ivo Michalick, consultor de diversas empresas de grande porte e atual Mentor do PMI Global para o Brasil.

Autora: Myrian Moura, diretora do PMI-MG (Project Management Institute)
Fonte: http://www.segs.com.br/seguros/11946-gestor-de-projetos-profissional-chave-durante-a-crise.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário